Galeria

O barro possui um certo número de propriedades características, a mais importante das quais é a plasticidade que lhe é comunicada pela água com a qual é misturado. Em segundo lugar, a coesão e o endurecimento provocado pela secagem. Finalmente, a perda de plasticidade obtida através da cozedura.

Estas propriedades terão sido acidentalmente descobertas pelo homem primitivo, o qual começou a manufacturar peças de olaria, visando a obtenção de recipientes para o transporte de água e a cozedura de alimentos.

O nosso processo de trabalhar o barro é composto essencialmente por 3 fases:

Produção

Olaria Olaria Olaria Olaria Olaria

Utilizando ainda a roda do oleiro, muitas peças são criadas do mesmo modo como eram à milhares de anos.

A actividade da olaria requer muita dedicação e prática. O caminho que conduz à perfeição é muito longo. A tarefa de um oleiro é dar forma a uma porção de barro com as mãos e umas poucas ferramentas. O barro é colocado no centro de um prato giratório e com os dedos posicionados, externa e internamente, levantam-se as paredes da peça na forma e altura desejada.

É bastante simples descrever o processo, mas só quem é bastante habilidoso e dedicado é que consegue executar eficientemente o trabalho.

Pintura

Olaria Monsaraz Olaria Monsaraz Olaria Monsaraz Olaria Monsaraz Olaria Monsaraz Olaria Monsaraz Olaria Monsaraz Olaria Monsaraz Olaria Monsaraz Olaria Monsaraz Olaria Monsaraz

As tonalidades utilizadas e a beleza das composições alentejanas são sem dúvida o nosso ponto forte.

Cada peça pintada à mão é única, e só a habilidade das pessoas que dominam a técnica, faz com que o resultado sejam extraordinárias peças de artesanato genuinas.

A precisão das mãos de quem as pinta é única, são necessárias muitas horas de trabalho para aperfeiçoar a técnica e obter um resultado excepcional.

Cozedura

Cerâmica Monsaraz Cerâmica Monsaraz Cerâmica Monsaraz Cerâmica Monsaraz

Finalmente a cozedura, este é o passo final no processo de trabalhar o barro.

Após o barro ter sido moldado e pintado irá ser cozido a uma temperatura muito elevada, de forma a obter o produto final.

Casa Daterra
Alojamento Local

Vinho de Monsaraz

A Casa Daterra, situada na Rua de São Tiago, junto à Porta D'Évora, é atualmente uma casa de alojamento local. Data na sua história com 254 anos de reconstrução, não se sabendo ao certo quando foram erguidos os primeiros alicerces.

Em tempos, existiu como casa de habitação do povo monsarense, mais tarde, foi adquirida pelos atuais proprietários, em 1996, e transformada numa casa de comercio local, onde se podiam encontrar produtos artesanais. Manteve-se assim ao longo de 14 anos.

Em 2014, mais precisamente, a Casa Daterra foi novamente remodelada e deu assim origem a uma suite e um apartamento. Num estilo requintado e acolhedor, a Casa Daterra dá as boas-vindas a visitantes de todas as nacionalidades.

Mais informação

Loja
Coisas de Monsaraz

Coisas de Monsaraz

 

Vista exterior da loja Coisas de Monsaraz

Para celebrar Reguengos de Monsaraz como "Cidade Europeia do Vinho - 2015", e sendo a olaria e o vinho os expoentes máximos da arte, tradição e desenvolvimento do concelho, nasceu a parceria da nossa loja "Coisas de Monsaraz" com a CARMIM – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz.

Largo do Castelo Nº2
7200-175 Monsaraz

 

mais informação

Monsaraz

Monsaraz

Situada no topo de uma colina, a pequena vila de Monsaraz é uma pequena jóia da coroa no Alentejo.

Os habitantes de Monsaraz têm particular orgulho em manter a atmosfera medieval nas estreitas e por vezes bastante íngremes ruas, que caracterizam esta pequena vila.

Loja e Cafetaria
Casa da Muralha

Artesanato daTerra

 

Artesanato daTerra

Largo do Castelo
7200-175 - Monsaraz

 

mais informação